Coaripolis

terça-feira, janeiro 30, 2007

Modernização abre novos vazios demográficos
A heterogeneidade na Amazônia Legal é tão acentuada, ao contrário do que diz o senso comum, que há diferenciação até mesmo entre territórios com baixa densidade demográfica, uma das características predominantes da região. Além dos povoamentos dispersos com pouca pressão sobre o ambiente natural, como as unidades de conservação e as terras indígenas, existem áreas onde a tensão se dá de forma imediata, em decorrência da expansão da fronteira agrícola.
“O vazio da mecanização é mais acentuado do que o vazio da vida ribeirinha. Destrói-se, portanto, um mito”, observa José Antônio Sena do Nascimento, da Diretoria de Geociências do IBGE, acrescentando que a população rural de Mato Grosso, Estado praticamente tomado por áreas dotadas de estrutura produtiva, é menor do que a do Amazonas.
Esvaziamento de um lado, aumento de outro. Segundo estimativas do IBGE, entre 2005 e o ano que vem, a Amazônia Legal vai ganhar mais 1,3 milhão de habitantes, chegando a 2008 com uma população de cerca de 25 milhões. No período, as maiores taxas de crescimento populacional devem ser registradas no Amapá (10,5%), e em Roraima (9,1%); as menores, no Maranhão e em Mato Grosso (veja gráfico ao lado).
Saiba mais.