Vida de viajante

Em 1996, passei todo o mês de junho na cidade de Assis - Itália, onde está a Basílica de São Francisco de Assis.
Um mês fantástico da missa vida. A cidade está situada no fim do monte Subásio, com uma vista impressionante para a parte plana da região e localiza-se a nova Assis e as Plantações de trigo e girasol.

Durante esse mês conheci cada pedaço da pequena e bela cidade, como também conheci boa parte da sua área rural. Na área urbana toda arquitetura medieval, cuidada, tratada como uma jóia de raro valor. A área rural complementa a beleza do município com suas platações de trigo, girasol e oliva. Diz-se que as olivas de Assis estão entre as melhores do mundo. Fazendo jus ao padroeiro da ecologia, os moradores, todos devotos do santo, enchem a cidade com flores e outras plantas ornamentais.
Durante os 04 anos que vivi pelo outro lado do oceano, visitei infinitas vezes esta terra. É uma terra mística. A gente sente que tem algo no ar.

Por falar italiano, estava junto com as pessoas que vinham da Itália, foi um oportunidade de conhecer um pouco mais os italianos. Esse povo tão festivo e criativo. Nas minhas horas de folga perambulava pela cidade e seus arredores, vivendo cada tempo para aproveitar e conhecer bem a cidade, seus moradores, costumes, principalmente a comida e o bom vinho de Portugal, o famoso vinho do Porto.
