Coaripolis

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Vida de viajante
Atualmente estou em Aparecida do Norte, terra do Santuário Nacional de Aparecida. Até agora a vida me ofertou a oportunidade de conhecer três grandes centros de romaria católica no mundo. Espero, mais não sei se haverá outros. Quem sabe as coisas da vida?
Em 1996, passei todo o mês de junho na cidade de Assis - Itália, onde está a Basílica de São Francisco de Assis. Um mês fantástico da missa vida. A cidade está situada no fim do monte Subásio, com uma vista impressionante para a parte plana da região e localiza-se a nova Assis e as Plantações de trigo e girasol.
Durante esse mês conheci cada pedaço da pequena e bela cidade, como também conheci boa parte da sua área rural. Na área urbana toda arquitetura medieval, cuidada, tratada como uma jóia de raro valor. A área rural complementa a beleza do município com suas platações de trigo, girasol e oliva. Diz-se que as olivas de Assis estão entre as melhores do mundo. Fazendo jus ao padroeiro da ecologia, os moradores, todos devotos do santo, enchem a cidade com flores e outras plantas ornamentais.
Durante os 04 anos que vivi pelo outro lado do oceano, visitei infinitas vezes esta terra. É uma terra mística. A gente sente que tem algo no ar.
Entre maio e junho de 2005 fiquei 26 dias na cidade de Fátima - Portugal, terra do Santuário de Fátima. Ali como em Assis, são milhares os peregrinos que vão lá para rezar. A diferença está que em Fátima tudo é novo. Cidade pequena, limpa e de clima acolhedor. Nos dias que fiquei ali me esforçei para ser também um peregrino, viver a experiência junto com os outros que lá iam, vão para fazer uma experiência diferente do dia-a-dia.
Por falar italiano, estava junto com as pessoas que vinham da Itália, foi um oportunidade de conhecer um pouco mais os italianos. Esse povo tão festivo e criativo. Nas minhas horas de folga perambulava pela cidade e seus arredores, vivendo cada tempo para aproveitar e conhecer bem a cidade, seus moradores, costumes, principalmente a comida e o bom vinho de Portugal, o famoso vinho do Porto.
Agora está sendo a vez de Aparecida do Norte com o Santuário Nacional de Aparecida. Todos os dias são milhares de brasileiros por aqui, vindos dos lugares mais distantes desse país que é um continente. Gente do sul e do Norte, do Leste e do Oeste. Gente do Oiapoque ao Chuí. Ainda estou conhecendo a cidade e os seus arredores. Mais para frente falo mais!