Coaripolis

quarta-feira, março 28, 2007

A convite da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Petrobras, o senador Tião Viana, vice-presidente do Senado Federal, e representantes do governo, do Poder Legislativo, dos índios, dos ambientalistas e da imprensa acreana irão visitar na próxima segunda-feira a Província de Petróleo e Gás do Rio Urucu, situada no vizinho Estado do Amazonas.
Eles vão ver de perto a produção de gás e petróleo na bacia do rio Urucu, onde se encontra uma das maiores reservas de gás natural do planeta, que vai se transformar em breve na mais nova e mais importante matriz energética da Amazônia, que irá alimentar, entre outros setores, as termelétricas da região produtoras de energia elétrica de uma maneira mais limpa e mais acessível do que a energia gerada a partir de outros derivados do petróleo.
Segundo informou a Petrobras, a produção média de petróleo em Urucu é hoje da ordem de 60 mil barris por dia, enquanto que a de gás natural gira em torno de 10 milhões de metros cúbicos por dia. Esse volume faz do Amazonas o segundo maior produtor nacional em barris de óleo equivalente, e do município de Coari, às margens do rio Solimões, o maior produtor terrestre. A produção de gás natural em Urucu deverá abastecer estados da região Norte, do Maranhão, do Tocantins e parte da região do Nordeste.
PS: Seria interessante mostrar para o senador Tião Viana, vice-presidente do senador onde e como é gasto o dinheiro que a Petrobras repassa para o Município de Coari. Quem é que fica com esse dinheiro? E em que contas eles estão? Melhor ainda seria mostrar isso aos coarienses, que são os verdadeiros donos do dinheiro.
Outra coisa que poderia mostrar para o Senador é em que estado está Coari. Desde que foi descoberto esse petróleo e gás em Coari, a ciadde tem ostentado títulos de campeã em: prostituição, prostituição infantil, prostituição infanto juvenil, aumento do consumo de drogas, enriquecimento dos traficantes de maconha e cocaína, desetruturação familiar, gravidez precoce e o pior, está se fazendo um município de mendigos. É só ir na porta da prefeitura e da Secretaria Municipal de Ação Socila para ver as centenas de mulheres, a maioria com um filho, outro na barriga e mais uns dois por perto, estão lá, atrás da migalhas que caem das mesas dos banquetes, das festas e das farras. Isso o Senador não poderia ficar sem ver!