Coaripolis

sexta-feira, março 23, 2007

Do Ta qui pra ti
UMA FAXINEIRA CHAMADA FRANCISCO
A Prefeitura de Coari paga religiosamente, todo mês, a aposentadoria de uma faxineira apelidada de Chicão. É isso mesmo! Você não leu errado, leitor (a)! Pode soletrar: ce-agá-i-CHI, ce-a-o-til-lhão-CÃO, CHI-CÃO. O Tribunal de Contas do Estado (TCE), em edital publicado no Diário Oficial de 29 de dezembro, deu prazo de trinta dias para Chicão, que é do sexo masculino, esclarecer sua estranha situação de faxineira aposentada.
Pesquisando daqui e dali, descobriu-se na folha dos servidores inativos o nome completo do Chicão. Trata-se de Francisco Mendes da Silva, a faxineira fantasma. Esse é o mesmo nome do secretário municipal de Limpeza Pública de Manaus em 2004, na administração Luiz Alberto Carijó de Gosztonyi. A Secretaria de Controle Externo do TCE abriu processo nº 3266/2005 para saber que diabo está acontecendo.
O Diário do Amazonas, que publicou a notícia, não encontrou o ex-secretário para que ele explique se efetivamente se aposentou como faxineira. A Prefeitura de Coari, através da secretária de Relações Institucionais, Aleomar Santos, jura que se trata de uma confusão. Mas o TCE quer investigar. Leia mais aqui no Ta qui pra ti.