Coaripolis

quinta-feira, março 01, 2007

Temperatura na Amazônia pode subir 8°C
O Ministério do Meio Ambiente divulgou estudos, realizados entre 2004 e 2006, sobre Mudanças Climáticas e seus Efeitos na Biodiversidade Brasileira. As oito pesquisas apresentam um quadro alarmante: o aumento da temperatura média até 2100 pode chegar a até 8 graus Centígrados (8°C) na área da floresta amazônica, e os moradores da região litorânea do país serão os mais prejudicados.
De acordo com um dos oito estudos, a temperatura média no Brasil aumentou 0,75°C no século XX, e o ano mais quente do período foi 1998. Na média, a previsão de aumento até o ano de 2100 é de até 4°C. Na Amazônia, a elevação pode chegar ao dobro, 8°C.
A ministra lembra também que é necessário uma ação intensa internacional para que todos os países adotem políticas de redução de emissão de gás carbônico. “Se nós diminuirmos em 100%, mesmo assim não resolveria o problema”, alerta.
A quantidade de chuva nas regiões da Amazônia e do Nordeste pode diminuir. O período da estiagem nordestina tende a se estender ao longo do ano inteiro, até o fim desse século. O estudo sugere que o clima dessa região deixe de ser semi-árido e se torne árido.
Esta má notícia já era de se esperar por tudo que tem acontecido na Amazônia nesses últimos anos: Desmatamento e queimada, criação de grandes rebanhos, plantação de soja, entre outras formas de devastação!