Coaripolis

quinta-feira, abril 26, 2007

E. N. S. P. Socorro
Hoje participei de um dos momentos da programação comemorativa dos 58 anos da Escola N. S. P. Socorro. É a Escola mais tradiciconal de Coari.
Foi mais de uma hora assistindo, pariticpando muito pouco de tudo que estava acontecendo a minha volta. Meu pensamento girava na temática da educação e pensava que depois de 58 anos nossa "educação" é muito fraca. Cheguei a conclusão que é uma educação para a subserviência. Para dizer que uns mandam e gozam do melhor que o município pode dar e os outros devem ficar calados.
Estudei cinco anos nesta escola e só muitos anos depois que fui saber, já na filosofia que existe uma literatura brasileira e latino-americana que nos ajudar a ler a realidade. Minha pergunta hoje é porque os professores nunca falaram ou falam desses autores que nos ajudar a ver por dentro e por fora esse mundo tão complexo de ser entendido?
Continei me perguntando e falando com meus botões: Qual a finalidade da educação nessa escola? Educar para ser moto-taxista?
E educação está em crise, desde a universidade até a escola de ensino básico. O sistema educacional é opressor, tanto pela maneira de impor e exercer autoridade sobre os jovens, como pelo vazio de conteúdo que quer impor, e não prepara os jovens para a vida real. As estatísticas oficiais são enganosas, porque fornecem índices elevados de alfabetização, mas não referem o número de analfabetos funcionais que são incapazes de entender o conteúdo.
Penso que Coari está num momento ótimo para dar um salto na qualidade da educação, não pelos políticos que temos, porque são politiqueiros e não querem saber nem da sua própria educação, mais pela boa vontade de alunos e professores e de escolas como a E. N. S. P. Socorro que está construindo nos seus 58 anos a história da educação coariense.
Parabéns para o nosso querido "Colégio"!