Coaripolis

quinta-feira, julho 15, 2004

Ascensão do populismo coariense

No ano de 2001 e um novo grupo político sobe ao poder,oriundo de uma média burguesia que mistura comeciantes locais,pequenos empreeiteiros, profissionais liberais entre outros, sendo financiados pelas tradicional oligárquia que domina o Estado à 20 anos.
Este grupo foi representado na pessoa de Adail Pinheiro(PL) ,que mesmo não residindo no municipio há tempos consegue derrotar o grupo politico mais tradicional na época reprentado por Roberval rodrigues, líder já sexágenario e sem muita ambição futura. Além destes participaram da disputa um ex-vereador, Iran Medeiros(PST),evangélico, consegue reunir em sua coligação dois grupos antagonicos, comunistas(PC do B) e representantes evangélicos, além de sindicalistas filiados ao PSB.
O partidos do trabalhadores prefere lançar uma chapa "puro-sangue", representados pelo Professor Feliciano Parente,o PT não possuidor de muitos quadros,fica impossibilidado de fazer uma campanha competitiva.Devemos destacar também, a participação do ex-prefeito Evandro Aquino,que um ano antes da eleição era o grande favorito, mesmo possuidor do apoio de uma parte da classe média e alguns comerciantes, não firma boas alianças nem bons financiamentos de campanha, o que o faz "perder fôlego" gradativamente.
Estes eram os prinipais grupos politicos do municipio.Sendo que mostrando mais organização e dinheiro durante a eleição Adail Pinheiro é eleito prefeito, assumindo a cadeira em 1° de Janeiro de 2001.
Seguindo a "cartilha" do governador do estado na época Amazonino Mendes, Adail pinheiro começa um periodo de implementações de grandes obras e politicas assistencialistas.Financiados pelos royaltes da petrobras e grandes convênios federais e estaduais, Adail cria grandes obras na cidade, como :urbanização de bairros periféricos, construção e reformas de escolas, ampliação das ruas, construção de um novo hospital dentre outras valendo destacar a participáção do secretário José lobo(que ganhará grande destaque ao longo do tempo). Os serviços asistencialistas também ganharam muito destaque, como:bolsa-escola,vale-gás, bolsa alimentação, kit-maternidade, dentre muitos outros.
Com um grande aparato de propaganda, seja nas rádios locais, tvs e jornais Adail ganha enorme apoio popular. E para diminiur o descontentamento da classe trabalhora(lembrando que esta classe devemos consirar como classe em si e não por si)! "incha" a prefeitura com 7.000 funcionários, tendo com isso o dominio sobre várias familias outra parcela é empregada na construção civil e o que sobrar não era dificil o ver o prefeito despachando milhares de pessoas do prédio da antiga CIBRAZEM (atual secretária de obras)com dez reais para cada um para "diminuir" a pobreza.
Porém devemos nos perguntar, e os comerciantes e os finananciadores da campanha?Estes vão ter lugar especial a mesa do prefeito, grande parte ou vira fornecedor da prefeitura ou empreeiteiro, já que grandes obras e licitações obscuras não vão faltar na cidade.
O prefeito irá amarrar tambem o legislativo, diminuindo o salário dos vereadores e pagando gordas comissões por fora, Adail não tem oposição na câmara. Outros seguimentos também são amarrados, como as associações de moto taxistas e motoristas que também passam a receber ajuda financeira da prefeitura. As associações de moradores dos bairros, passam a ser palco de grandes disputas eletorais,já que a prefeitura paga um bom salário para os presidentes e também garante seu apoio. E o campo?o campo é lembrado somente na pessoa dos líderes comunitários, que também ganham um salário da prefeitura e tem o poder de escolher professores e agentes de saúde.
A hegemonia de poder é consumada em 2002 quando Adail faz uma campanha milionária para o atual governador, envolvendo todos os acima citados numa grande campanha onde o mesmo consegue uma grande quantidade de votos para seus candidatos. Nesta época funcionários municipais tinham como escolha ou trabalhem para o prefeito ou a demissão. É dessa forma que Adail mostra seu lado opressor e comanda uma democracia dirigida, onde têm-se a liberdade de falar desde que não seja contra a administração. Parte da população demonstra seu descontentamento votando como forma de protesto em Arnaldo Mitouso, por este periodo não era díficil ouvir nas ruas"_prefiro votar num cachorro à votar num forasteiro"_com isso Arnaldo consegue mais de 5.000 votos.
Os interesses da classe dominante irão ficar bastante claros nos debates públicos sobre a implantação do gazoduto, quando a prefeitura irá dar apoio total as implantações da Petrobrás, sem levar em consideração o problema dos ribeirinhos,que não tem documentos de posse da terra e que na criação do poliduto Urucu-Solimões, apenas 10% das familias foram indenizadas. Aliás devemos tambem destacar a vida fácil que a Petrobrás tem na Amazônia, onde encontra governantes corruptos e ambiciosos e sem visão de futuro, entregando sem a maior dificuldade os recursos minerais de nossa terra.
Mas voltemos para o Populismo Coariense,nada é abalado até uma disputa judicial que retira Adail do cargo por crime eleitoral no final de 2003, foi aí que percebeu-se como a economia do municipio estava nas mãos de Adail, devido sua saida não foi pago os fornecedores, estes por sua vez não pagaram os trabalhadores, estes não puderam comprar no comercio,gerando uma crise que não se via há tempos, sem contar atrasos de salário e 13° dos funcionários municipais.
Adail consegue se manter no poder atrvés de liminares financiadas pelo dinheiro público até o começo de 2004, onde através de um grande acordão, coloca indiretamente como prefeito seu homem de confiança José loboapós sua renuncia, seu mandato termina sem grandes reformas sociais, agrárias, economicas e com um tremendo descaso com o funcionalismo municipal.
Agora novamente é tempo de campanha, a proposta ainda é a mesma e se concretizar a vitória do mesmo grupo, o que nos resta saber é quanto tempo os cofres públicos irão aguentar o assistencialismo, o paternalismo, a centralização de poder, o descaso com o campo eo aumento de uma já enorme exclução social(Coari é 33° em IDH).Por enquanto paro aqui , sem respostas e com mais dúvidas ainda....

Es Análise sobre Coari, me foi enviada pelo Galeano.
Obrigado, o blog é de todos!