Coaripolis

quarta-feira, julho 07, 2004

Sossego

Na sexta-feira (02. 07.), o presidente Lula inaugurou a primeira usina do Rio Doce a beneficiar o minério de cobre em território paraense. As televisões paraense passaram o fim de semana divulgando esse fato, agora o Brasil passa a ter autonomia total em cobre.
A jazida do Sossego, um complexo formado por dois corpos de minério de cobre: Sequeiro e Sequeirinho. Começou a ser explorada em agosto do ano passado. A Vale já embarcou para o mercado europeu, dois carregamento de cobre, totalizando cerca de 35 mil toneladas de concentrado.
A produção da mina do Sossego, prevista pela Companhia Vale do Rio Doce, é de 140 mil toneladas de cobre contido no segundo semestre deste ano, devendo chegar até 2010 a um volume de 650 mil toneladas.
No pique das obras, o empreendimento chegou a empregar cerca de 5 mil trabalhadores. Hoje, já em operação, ele mantém cerca de 500 funcionário da própria vale e 400 terceirizados, além de gerar aproximadamente 3 mil empregos indiretos. E o melhor disso: 70% da mão de obra permanente é PARAENSE.