Coaripolis

quarta-feira, julho 21, 2004

Festa de Sant' Ana

Às 17:00s em ponto saiu do cais de Coari a carreata com a imagem de Sant’Ana. Milhares de pessoas participaram do evento religioso que percorreu as ruas. Os fiéis lotaram dezenas de carros, caminhonetes e até caminhões. Impossível pensar um acontecimento desse sem contar com nossos motoqueiros que devotamente seguiram o cortejo, fazendo a festa mais alegre e encantadora.
A imagem de Sant’Ana percorreu as cidades da Prelazia de Coari cumprindo um programa especial das comemorações dos 40 anos de Igreja Católica instalada no coração do Amazonas. Em 1963 foi desligada da Arquidiocese de Manaus e foi entregue à Congregação do Santíssimo Redentor, os “Padres Redentoristas”, que não mediram esforço para responder ao chamado do Senhor Jesus para evangelizar o povo desta região.
Durante esses 40 anos a Igreja Católica deu prosseguimento a um trabalho que já vinha sendo feito de se preocupar com o homem amazônico e buscando cumprir sua missão, sempre olhou as pessoas em todas as suas dimensões, principalmente nas suas necessidades mais básicas, por isso entrou de cheio na vida do dia-a-dia das pessoas. Construiu olarias e serrarias para emprego; Escolas para ajudar na educação e postos de saúde para cuidar da saúde.
No processo de evangelização buscou caminhar com o povo, respeitando sua liberdade e participando pelo processo de uma sociedade democrática na construção de cristãos cidadãos em busca de um mundo melhor rumo ao Reino de Deus definitivo no Cristo que nos ama e dar sua vida por nós. Missão encantadora, marcada por momentos desafiadores e por momentos felizes, tentando entender cada momento da história e a ela dar uma resposta de amor e justiça. 
Dia  19 de julho de 2004, os fiéis católicos rezavam, cantavam e se alegraram, pedindo cada vez mais a intercessão da sua padroeira, tão carinhosa, mãe de Maria, Mãe de Jesus, Nosso Salvador. E as ruas de Coari foram testemunhas de mais esse ato público de fé, numa hora em que a cidade tanto precisa de bênçãos que traga dias melhores de amor, paz e justiça.