Coaripolis

sábado, setembro 18, 2004

Democracia

Desde que nasci, me diziam que nasci num país livre e democrático; nunca entendi isso direito. Digo isso por dois motivos, primeiro, nunca me senti livre, seja pelo lado de fora, como pelo lado de de dentro, mas, que história é essa de lado de fora e lado de dentro? O lado de fora é a estrutura social, que dificilmente é livre com suas imposições, limitando a vida das pessoas, não se pode dizer tudo que se quer e nem tudo que se pensa, é perigoso e pelo lado de dentro, são os nossos conceitos e preconceitos, ações que fazemos sobre os outros ou que sentimos dos outros.
A democracia do nosso país ou mundo é outra piada, as vezes de mal gosto. Há até uma insistência em dizer que nas eleições exercemos o momento maior da democracia; na verdade era para ser assim, pois temos uma em mãos o 'poder de escolher'. E aí a cena muda de figura, todo mundo quer se escolhido, não medindo esforços para isso, da nossa parte deveríamos saber bem quem estamos escolhendo para essa ou aquela função, visto que, nós é que pagaremos quem escolhemos.
Entra em cena aqui, outro elemento importante para conhecermos quem devemos escolher, e este terceiro elemento é o adversário dos que querem ser escolhidos, eles cada vez mais prestam um grande serviço ao eleitor, mostrar quem são os outros que como ele quer ser escolhido; esses também são contemplados por uma cociedade livre e democrática, por aí escolhem os métodos de revelarem ou melhor fazer conhecidos os que querem exercem a mesma função que eles.
Fiz este pequeno texto para dizer como arranhamos o processo democrático quando mantemos o poder em nossas mãos, prova disso é um pequeno comentário sobre o jornal maskate desses dias.