Coaripolis

sábado, novembro 20, 2004

Post Encantador

Esses dias meu computador entrou em parafuso, custei a conectar a internet, nessa hora dar vontade de dar uns pontapés nessas máquinas. Porém a vida não é só desgraça, quando consegui entrar ne net, fui premiado com esse excelente comentário aqui no blog, que tenho orgulho de postar para vocês, com autor e tudo... valeu!
Olá meu conterrâneo!
Permita-me postar aqui minha primeira mensagem!
Sou Coariense da gema nascido e criado lá, mais especificamente no bairro de Tauá-Mirim, passando a morar em Manaus a partir de 1994 para estudar e trabalhar, assim como a maioria do pessoal típico de cidade do interior, e claro sempre retornando lá para passar férias e datas festivas de Natal e fim de ano.
Há algum tempo tomei conhecimento de seu adorável Blog, mas motivos adversos não me permitiram passar por aqui mais cedo para saudá-lo com grande alegria e satisfação... e a partir de agora estarei sempre visitando aqui. ’Felizmente’ aqui é mais um endereço eletrônico de grande importância entre poucos que a partir de agora passo a freqüentar com grande orgulho, pois lamentavelmente a era da informática está chegando à cavalo em nossa cidade e poucas pessoas de coragem tomaram essa iniciativa louvável.
Da mesma forma, não posso deixar de parabenizá-lo por todo seu esforço e trabalho em divulgar nossa cidade, região e país ao mundo. Certamente não é uma tarefa fácil, pois como pude observar infelizmente o lado ruim de nossos problemas sociais também são mostrados e de forma bastante humana com o intuito de sensibilizar as pessoas de poder, perante os fatos políticos, históricos e sociais que são tratados com total descaso e atitudes desumanas em nossa região .
Novamente estamos vivendo mais um espetacular ‘boom’, só que agora em Coari, na área financeira, populacional, urbanística e até futebolística do município, após a era da borracha e Zona Franca de Manaus – que de acordo como o nosso saudoso Eduardo Braga fala: “é uma ‘Zona’ e não tem nada de Franca”. Infelizmente esse eufórico ‘boom’ vem acompanhado de problemas sociais de proporções catastróficas e incalculáveis onde nós mesmos é que pagaremos um alto preço se algo não for feito.
Parabéns por você ter se levantado com tamanha coragem, destemor e fé para brigar pela nossa gente e exigir um mundo mais justo. Sem dúvida algo já tinha que ser feito!
Bem, agora queria comentar sobre o livro do Paul Marcoy que achei magnífico e jamais imaginei que nossos desbravadores detalhavam minunciosamente cada lugar por onde passavam. Como isso é importante para a História do nosso Município!
Você não imagina o quanto eu me senti feliz ao ler só esse pequeno trecho do livro, principalmente agora quando a solidão é minha principal companheira!
Fiquei maravilhado pois fala da minha terra e especificamente do bairro onde moro, o Tauá-Mirim, acho até que moro no topo da elevação narrada, me senti mais Coariense do que nunca e praticamente me vi no meio de toda aquela gente participando do casamento celebrado.
Quanto a ‘igreja que mais parecia um miserável celeiro’, fiquei imaginando mil cenas do local e de qual igreja se tratava, rapidamente deduzi que talvez se trate da primeira igreja de São Francisco, não tenho certeza...
Ao lembrar da igreja de São Francisco, outro filme passou em minha mente, pois recordo com carinho lindos momentos de minha juventude, mais especificamente da minha primeira eucarístia que fiz com o professor Guilherme Maciel nessa igreja a mais ou menos 23 anos atrás, assim como o dia da formatura da eucarístia, onde antes de comungar pela primeira vez, passamos pelo confessionário com o Pe. André para se confessar.
Engraçado que ainda me lembro até de alguns pecados e inclusive do ato de contrição que, apesar de hoje eu ser evangélico, ainda tenho ele todo gravado na mente. Quer ver só: Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro criador e redentor meu. E por sedes vós quem sois sumamente bom e digno....acho até que ainda consigo pontuar cada vírgula...
Quanto tempo não redigia tantos pensamentos. Me reportei diretamente para a quinta série do ginásio nas aulas de Redação da Prof. Lourdinha Queiroz no colégio Perpétuo Socorro.
Sinceramente faz muito tempo que não me encontro assim revivendo meu passado e como é bom recordar o passado e lembrar dos lindos momentos vividos dos quais sentimos muitas saudades, pois lá mesmo ficarão. Que sentimento lindo e ao mesmo tempo estranho, que nos tele-transporta, nos dá alegria e um aperto no coração. Algo meio maluco, algumas lágrimas são derramadas e a saudade lateja, acho até que preciso fazer isso mais vezes pois me deixou com a alma completamente massageada!
Quem diria que um dia eu pudesse me conectar na internet e reviver meu passado!
E, finalmente por aqui me despeço com grande satisfação pedindo perdão pela grafia das palavras, concordâncias e organização de pensamentos, pois sou um estudante de uma área que não lida muito com a redação de textos, a informática.
Estou morando a pouco tempo na Alemanha e vou ficar aqui por uma temporada de 2 anos, quando concluo meu curso de Mestrado se Deus quiser.
Desejo grandemente que você alcance seus propósitos durante seu período de estada aí em Roma, essa terra maravilhosa. Que suas mensagens alcancem o ínterim dos alvos almejados na velocidade da luz, byte a byte, para que as melhores decisões sejam tomadas. Que suas ações produzem reações benéficas perante nossos problemas gritantes e tenham dimensões merecidas. Que o Senhor continue te dando sabedoria(matéria) para desenvolver teus trabalhos e ocupar merecido lugar na mídia (espaço).
Que a sua preocupação um dia possa ser a preocupação de todos, que a sua ação um dia possa também ser a ação de todos, e que acima de tudo isso, o nosso ‘futuro melhor’ que tanto almejamos possa ser preparado de forma digna e justa pelas mãos de cada um de nós...
Abraço Fraterno e Lembranças da Alemanha!

Tom de Oliveira