Coaripolis

segunda-feira, janeiro 31, 2005

A nós... o que é nosso!

Índios do Amazonas querem indígena na administração da Funai
Dentre as várias reivindicações do movimento indígena na Amazônia, eles exigem que o próximo administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai) seja um indígena. Neste início de ano, o movimento já conquistou algumas importantes vitórias, a principal delas, a exoneração de Benedito Rangel de Morais, ex-administrador executivo da Funai.

A transição, que significaria um avanço na direção da autonomia dos povos indígenas, será discutida a partir de hoje entre o administrador provisório da Funai no estado, Manoel Hélio da Paula, e uma comissão composta por cinco indígenas, que estará diariamente na sede da Funai em Manaus.
Integrantes do movimento disseram acreditar que a mudança ocorrerá em breve e que dará mais legitimidade à Funai. "Acreditamos na força do movimento e na sensibilidade da presidência da Funai", disse Benjamim Baniwa, que junto com Estevão Tukano e Lucas Baré é um dos três indígenas apontados pelo movimento à presidência da Funai para administrar o órgão no Estado.
"A Funai que está aí e retrógrada, foi criada na época da ditadura. Hoje em dia existem índios advogados, prefeitos, diretores de escola. Não precisamos ser tutelados. Podemos tomar nossas próprias decisões", disse. Para ilustrar a capacidade de autonomia dos povos indígenas, Benjamim destacou a formação acadêmica dos indicados na lista tríplice.
Fonte: Portal Amazônia