Coaripolis

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

UM OLHAR PARA O FUTURO
Inpa amplia canal de divulgação do conhecimento científico
Após 50 anos de pesquisas na região, instituto finalmente cria editora própria, com uma política editorial e de distribuição bem definida
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) abre mais um canal para a expansão e divulgação do conhecimento científico na Amazônia. Acaba de ser criada e regimentada a Editora Inpa, que tem como objetivo viabilizar a edição de livros e periódicos, somando-se às editoras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). É mais uma etapa consolidada do plano de trabalho “Um Olhar para o Futuro”, implantado em 2002 pela atual gestão.
Segundo o pesquisador George Henrique Rebêlo, Editor-chefe, a idéia de criar uma editora própria surgiu em razão da grande demanda por parte da comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, da carência de editoras em Manaus, o que inviabiliza a socialização de parte do conhecimento produzido.
Para o diretor substituto do Inpa, Dr. Edinaldo Nelson dos Santos Silva, a criação da Editora Inpa é mais um compromisso assumido no início da gestão que vem a ser concretizado. “Nós temos uma produção bastante diversificada, mas que estava desorganizada. Identificamos o problema e propusemos a criação da Editora para reverter o quadro. Essa proposta está no programa ‘Um Olhar Para o Futuro’, executado por essa gestão, e é mais uma etapa alcançada em benefício não só da comunidade científica, mas da sociedade em geral”, finalizou.