Coaripolis

sexta-feira, abril 08, 2005

BioPirata, ladrões da nossa riqueza


Uma riqueza imensa está saindo do Brasil em meio aos "bagulhos e bagagens" de piratas disfarçados como turistas. Do Amazonas, eles, que já são conhecidos pelo nome de "biopiratas", estão levando insetos, pequenos exemplares da fauna, plantas e micro-organismos, se utilizando de uma atividade econômica de suma importância para o Estado.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o Amazonas recebeu em 2002, cerca de 30 mil turistas, que chegaram ao Estado por via aérea, terrestre e fluvial. E foi justamente por uma dessas vias, que chegou clandestinamente a Manaus um holandês, cujo passaporte está sem qualquer registro, assassinado em maio de 2003 na selva amazônica, nas proximidades do paraíso ecológico do Paricatuba. A polícia trabalha com a hipótese de ele ser um biopirata, pois o corpo foi encontrado ao lado de potes com exemplares de espécies mortas.
No município de Presidente Figueiredo, a pouco mais de 100 Km de Manaus, a Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Polícia Militar, prendeu o alemão Marc Baungarten, que entrou no Brasil com visto de turista e foi pego com 40 aranhas do tipo caranguejeira. Baungarten é, provavelmente, o maior biopirata com atuação no Brasil.
Fonte: Revista Olhos da Amazonia