Coaripolis

domingo, abril 03, 2005

É preciso ver outros mundos
Festival de Ópera
Local: Largo de São Sebastião, Teatro Amazonas , Arena Memorial dos Povos da Amazônia (Bola da Suframa),
Cidade: Manaus
Data: 23-04-2005 a 31-05-2005
Local: Largo de São Sebastião, Teatro Amazonas , Arena Memorial dos Povos da Amazônia (Bola da Suframa).
O 9º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que acontece no período de 23 de abril a 31 de maio, está em plena produção. A maioria dos espetáculos está definida e os ingressos estão à venda.
As apresentações mais esperadas da edição deste ano, são as quatro óperas que compõem a tetralogia "O Anel do Nibelungo", do compositor alemão Richard Wagner (1813-1883).
Este ciclo operístico reúne, ao todo, mais de 16 horas de música e será apresentado na íntegra, por duas vezes, pela primeira vez no Brasil.
A solista norte-americana Maria Russo e o canadense Allan Woodrow continuam na montagem e são os únicos estrangeiros do festival. Taís Bandeira, soprano amazonense, participa de “A Valquíria" e a soprano Kátia Freitas participa da montagem de "O Barbeiro de Sevilha".
"Zap, o Resumo da Ópera" vai abrir o festival de 2005 e terá a regência do maestro Marcelo de Jesus. O espetáculo que reúne diversos trechos de óperas numa abordagem humorística, leva a assinatura do apresentador do programa "Vitrine", da TV Cultura, Marcelo Taz.
Outra produção de grande porte é a montagem da cantata profana "Carmina Burana", de Carl Orff, com a participação do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), com a regência do maestro Malheiro.
Ainda aguardando definição, há planos para a realização de algumas apresentações no Largo de São Sebastião, com participação de cantores locais.
O CDA também terá um espetáculo que envolverá somente dança, incluído na programação, durante os dias 9, 11, 13, 16, 18 e 20 de maio, no Teatro da Instalação.