Coaripolis

quarta-feira, abril 13, 2005

Infelizmente!
O número de denúncias sobre casos de violência sexual contra crianças e adolescentes vem crescendo desde a criação do Programa Pró-Paz Integrado, do Governo do Estado paraense, que funciona desde novembro de 2004 na Santa Casa de Misericórdia de Belém, no bairro do Umarizal, atendendo vítimas de estupro, abuso e outros tipos de crimes sexuais praticados contra menores de idade. Foram registrados até então 625 casos de abuso, incluindo o atentado violento ao pudor contra meninos de idade entre 5 e 11 anos. Nos últimos três meses os registros alcançaram a marca de 132 notificações.
Segundo a coordenadora do Pró-Paz Integrado, Lia Navegantes, o abuso sexual ocorre na maioria das vezes dentro da própria casa da vítima. Em 21% deles é o pai quem comete o crime, seguido pelo padastro, com 16%. Os demais acusados são vizinhos, amigos da família, primos e pessoas que fazem parte do círculo de convivência das crianças e dos jovens. “As crianças chegam aqui muito assustadas, apresentando um sofrimento muito grande.
Leia+
Essa é uma realidade que nós amazonidas devemos encarar com seriedade, até porque não acontece só em Belém ou no Pará, é uma situação triste que abrange toda nossa região.