Coaripolis

terça-feira, maio 17, 2005

Uma Coariense em Paris
Maria Creuza de Souza
A escritora amazonense Maria Creuza de Souza vive na França ha quase vinte anos. Sua obra de ficção é inspirada na tradição oral, nos contos e lendas dos povos da floresta amazônica.
Oficialmente, Maria Creuza de Souza tem 54 anos mas ela afirma ser dois anos mais nova. Como era costume na sua juventude num vilarejo às margens do rio Amazonas, sua idade foi aumentada para que ela pudesse se casar. Maria Creuza nasceu na ilha de Botija, que fica a três dias de barco rio acima de Manaus, numa família mista e numerosa. O pai caboclo era viúvo e tinha três filhos quando se casou com a mãe, também viúva e com sete filhos. Do novo casamento, nasceram mais três filhos. A ilha da Botija pertencia ao avô materno de Maria Creuza, de origem européia. Ele emigrou para o Brasil na virada do século vinte. Foi primeiro para o Ceará, onde conheceu a mulher também de origem européia, antes de se instalar na Amazônia na época do ciclo da borracha. Maria Creuza desconhece a origem exata dos avós maternos mas reivindica ser fruto dessa mestiçagem cabocla/nordestina/européia que ajudou a colonizar as regiões ribeirinhas do Amazonas.
Um imaginário formado pela mistura da cultura cabocla e européia.

Aos seis anos, Maria Creuza se mudou com a família para a cidade vizinha de Coari, onde passou sua infância e adolescência embalada pelos contos tradicionais e lendas orais da Amazônia. Estórias encantadas do boto, da cobra grande, jibóias e outros animais estranhos, da Mãe d'água, Mãe do mato, Curupira que ela ouvia ao mesmo tempo que fábulas de La Fontaine e romances europeus sobre príncipes e princesas de reinos longínquos, orientais, desconhecidos e irreais que eram contados pela mãe. «As estórias de um mundo tão próximo, misturadas às outras de um mundo impalpável, aumentaram meu horizonte imaginário», gosta de repetir Maria Creuza. Suas duas vocações : professora de letras e escritora, revelam a busca de um denominador comum entre essas duas culturas. Maria Creuza é a única de todos os seus irmãos a ter feito um curso superior. Ela é formada em Letras Modernas, pela Universidade de Manaus, cidade para onde se mudou e viveu até 1986, quando veio para a França. Ela dava aulas de francês na capital amazonense quando recebeu uma bolsa de estudos para fazer uma especialização pedagógica de um ano em Sèvres, subúrbio parisiense. Leia+