Coaripolis

sexta-feira, agosto 19, 2005


Olha o capacete!
Nas cidades grandes são os taxis a transportar as pessoas, em Venezia são as gondôlas. Em Coari são as motos-taxi, os motoqueiros. Quem conhece a cidade sabe o quanto essa classe trabalhista faz parte da história e da paisagem coariense. Minha surpresa dessa vez foi ver que existe uma associação de motos-taxi feminina, "as rosinhas", elas são um charme.
Na intençao de ir visitar um amigo, utilizei um moto-taxi, no meio do caminho quando íamos atravessando a ponte-aterro que nos levaria a Chagas Aguiar, havia uma barreira policial. Nos pararam porque o motoqueiro estava sem o capacete, pediram a habilitação do rapaz, o documento da moto, depois nos liberaram com a orientação que não esquecesse o capacete.
Por mais que seja para organizar o trânsito, isso é sempre chato. O motoqueiro começou a espraguejar, como ia na sua garupa, era o seu único ouvinte. Reclamando de que a lei só existia para alguns e de que o verdadeiro capacete era o chapéu do prefeito. Tentei entender o que ele queria dizer, aí percebi que isso é do entendimento de todos...!