Coaripolis

segunda-feira, outubro 03, 2005

Amazonas registra uma das maiores secas da história
O período da vazante na Amazônia (agosto a fevereiro)sempre dificulta o transporte fluvial no Estado, porém, este ano, se registra um período anormal de seca uma das mais maiores da história.
De acordo com a assessoria da empresa Águas do Amazonas, embora a vazante seja grande, não implicará na distribuição de água na capital.
Alguns comandantes de embarcações disseram que a principal dificuldade que sentem nesse período é a falta de sinalização nos rios e, na avaliação dos marítimos, 2005 já está marcado como o ano recordista de seca nos últimos 30 anos.
De acordo com o capitão-de-mar-e-guerra da Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, Edlander Santos, a principal dificuldade de sinalizar os rios do Amazonas é que a cada ano surgem “rios novos”, cujo canal de estação nasce cada período de cheia ou seca em lugares alternados. Segundo o capitão, a instituição responsável pela sinalização é a empresa Administração de Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC).
“Não é competência legal da Capitania sinalizar os rios, mas da AHIMOC. Inclusive foi assinado um projeto pelo ministro de Transportes, Alfredo Nascimento, autorizando a sinalização do rio Madeira um dos trechos mais perigosos para se navegar”, citou Edlander Santos.
Devido a grandiosidade da Bacia Amazônica, cerca de 19 mil quilômetros para navegação, o capitão contou que essa extensão impossibilita a sinalização de todos trechos.
“Seria ótimo se conseguíssemos fazer esse trabalho, no entanto, a região tem uma característica única e as constantes mudanças nos rios - como banco de areia, paus, rio novo - torna difícil acompanhá-la”, declarou. Edlander disse, ainda, que a Capitania intervém, em casos de encalhe, quando a embarcação oferece riscos à vida dos passageiros ou de outras embarcações.