Coaripolis

terça-feira, novembro 01, 2005

Peixe-boi é vendido livremente na feira
Enquanto o Município de Novo Airão (a 200 quilômetros de Manaus) celebra a festa de preservação do peixe-boi, na vizinha cidade de Manacapuru (a 84 quilômetros da capital), no último fim de semana a carne do mamífero continuava a ser vendida sem o menor constrangimento na feira do bairro da Liberdade, a mais movimentada da cidade.
Os feirantes comercializam a carne do animal, que está em iminente risco de extinção, livremente. O abate e comercialização do peixe-boi são expressamente proibidos pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). O crime é inafiançável e os infratores estão sujeitos à pena de reclusão e pagamento de multa. Mas o rigor das penalidades legais parecem não intimidar a ação criminosa de alguns pescadores e feirantes. Apesar das matérias veiculadas e de denúncias de comunitários, as autoridades competentes, até o presente momento, não tomaram as providências cabíveis.
É notícia corrente no município que a vazante do rio Manacapuru provocou o isolamento de ambientes habitados por essa espécie, colocando-as à mercê da ação predatória. Toda semana, quase sempre nas terças-feiras, durante a madrugada, a carne do mamífero chega ao porto da cidade acondicionada em caixas de isopor com gelo. A matança de peixes-boi, pelo que se comenta no meio dos feirantes, está acontecendo em comunidades do rio Manacapuru, próximo ao lago Grande. Além da carne in natura, alguns ribeirinhos estão produzindo mexira e lingüiça, consideradas iguarias da região e de alto valor comercial.