Coaripolis

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Amazonidades - Crianças da Amazônia
O IDI (Índice de Desenvolvimento Infantil) é um dos indicadores mais importantes do estágio de desenvolvimento e do nível de civilização de um povo. Semana passada, o jornal Correio Amazonense publicou uma reportagem sobre esse assunto que é a prova definitiva da absoluta necessidade de configurarmos um novo modelo de desenvolvimento pleno para o nosso Estado. Por coincidência, no mesmo dia esta coluna mostrava o artigo “Educação ampla”, refletindo sobre o desleixo do poder público com a educação formal, informal e não-formal, um dos parâmetros mais importantes do desenvolvimento pleno.
Incentivado com a reportagem, assinada por Eduardo Gomes, viajei para o site da Unicef (www.unicef.org.br) em busca de mais dados que pudessem justificar uma reflexão adicional sobre o que tinha sido divulgado.
E Coari... onde está!!!!
Impossível aceitar o fato de apenas dezesseis municípios amazonenses tenham índices superiores a 0,501. Não cabe na minha cabeça que a “rica” Manaus tenha um valor indicativo de cuidado com as crianças representado pelo índice 0,681. Não entendo que Coari, (gás e petróleo) apresente o ridículo 0,297, que Manacapuru (cerâmica) tenha apenas 0,444, que Maués (guaraná) não ultrapasse 0,393, que Eirunepé (Amazonino Mendes) só tenha atingido 0,344. Como será triste o futuro de Tapauá (0,222), Fonte Boa (0,215) e Ipixuna (0,211) que ocupam os últimos lugares no ranking dos municípios do Amazonas.
Não vou perguntar porque ninguém vai responder, mas gostaria muito de saber para onde vai tanto dinheiro do gás e do petróleo.