Coaripolis

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Defesa Civil em alerta para enfrentar cheia

Ribeirinhos adaptam suas casas para continuar atividades do dia-a-dia durante a enchente, como produzir farinha

O aumento do nível dos rios do Amazonas e a perspectiva de o Estado enfrentar uma cheia igual ou maior do que a registrada em 1999 está deixando em alerta comunidades situadas em pelo menos 19 municípios do interior que sofrem com as alagações.
Em algumas comunidades situadas em áreas de várzea a água chega a subir até três metros acima do nível da terra, encobrindo casas. A situação do interior está entre as prioridades da Coordenação Estadual de Defesa Civil, que já tem um plano para enfrentar o problema.
O primeiro passo, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Franz Alcântara, será a capacitação e preparação das prefeituras municipais em ações de defesa civil. “O objetivo é minimizar os efeitos dos desastres que possam vir a ocorrer e atender as famílias atingidas, dando suporte dos serviços essenciais (fornecimento d'água, vigilância básica em saúde, energia e transporte)”, explica.
Outra prioridade é a operacionalização das comissões municipais de defesa civil que atuarão no socorro às famílias atingidas. Dos 62 municípios amazonenses, apenas 28 já possuem comissões instaladas. “Encaminhamos circulares para as prefeituras solicitando que autorizem a criação das comissões municipais e mandem um integrante para Manaus, onde a coordenadoria pretende reunir esses representantes nesse mês”, explica o coordenador executivo de Defesa Civil, tenente coronel Roberto Rocha.