Coaripolis

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Pesquisa: Terras indígenas previnem desmatamento
As terras indígenas ajudam a prevenir o desmatamento como unidades de conservação de uso indireto e parques nacionais. Esta é a principal conclusão do estudo que comparou o desmatamento dentro e fora de 121 terras indígenas brasileiras, entre 1997 e 2000.
"Existe a idéia de que a presença de pessoas pode ser prejudicial ao meio ambiente. Mas isso nem sempre é verdade", declarou o pesquisador norte-americano coordenador do estudo, Daniel Nepstad.
Entre 2002 e 2004, pesquisadores de sete instituições brasileiras e norte-americanas analisaram as imagens de satélite e mediram o desmatamento em uma faixa de dez quilômetros para dentro e para fora das reservas.
Apesar de ter sido finalizado há meses, a pesquisa ganhou visibilidade apenas neste ano, a partir da publicação na revista especializada Conservation Biology.
"O desmatamento no interior das terras indígenas foi dez vezes menor do que no seu entorno. Nos parques nacionais, esse coeficiente foi 20 vezes menor. Mas se considerarmos que o desmatamento ao redor das áreas indígenas é em média o dobro observado às margens dos parques nacionais, veremos que na prática o efeito inibidor é o mesmo", informou o pesquisador.
Jenival dos Santos, da etnia Mayoruna e um dos diretores da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) acrescentou:
"Nós somos os verdadeiros ambientalistas e preservadores da natureza. Há mais de 500 anos de invasão do Brasil, estamos aqui. E a gente continua do jeito que sempre foi, sem degradar, sem desmatar".