Coaripolis

sexta-feira, março 24, 2006

Jovens e adultos lideram ranking da evasão escolar
O abandono das salas de aula pelos estudantes das redes de ensino municipal e estadual é uma realidade que atormenta as autoridades da Educação.
Em 2005, as escolas do Município de Manaus registraram uma média geral de 13,6% de abandono, sendo que na área infantil, na faixa dos três a cinco anos de idade, o índice foi de 12,6%, logo após veio o ensino fundamental tradicional com 10,9%. O líder do ranking foi a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com 43,4% dos matriculados abandonando as salas de aula nas escolas do programa em Manaus.
A secretária adjunta de Educação do Estado, Magaly Régis, esclarece que a inserção dos dados da Educação Infantil do Estado puxam os índices para baixo. Mas o índice de freqüência às salas de aula dos alunos com idade de 7 a 14 é de 95,3%, muito próximo da média nacional, que é de 97.15%. Na faixa etária de 15 a 17 anos, o Estado está acima da média nacional, pois registra uma freqüência de 83,7% enquanto a média nacional é de 81,9%.
Esses números, de certa forma, se aproximam dos dados encontrados em estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados anteontem, e conhecido como Aspectos Complementares de Educação 2004, um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que indica que a Região Norte apresenta índices elevados de abandono escolar.
Nesta direção, observa-se nos números do IBGE que na faixa de 4 a 6 anos de idade a taxa é de 42,1% de abandono. Já na que compreende alunos com idade entre 7 a 14 anos, o índice é de 5,1%; e de 15 a 17 anos, alcança os 21,4%.
Triste realidade
Enquanto a solução não se apresenta, crianças que deveriam estar nos bancos de escola ficam em casa. É o caso dos filhos de 10 anos e 8 anos do caseiro Edson Albuquerque Nunes, 29, que, depois de ter se mudado das proximidades da AM-010, para o bairro Alfredo Nascimento 2, na Zona Leste, não conseguiu ainda matriculá-los. "O que mais quero é que meus filhos estudem, mas como estou desempregado não posso deixar a casa sozinha. Minha mulher trabalha fora".