Coaripolis

terça-feira, março 28, 2006

Programa Sentinela identifica 17 casos de exploração sexual no Amazonas
Entre agosto do ano passado e fevereiro deste ano, foram identificados, pelo Programa Sentinela, 17 casos de tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual no Amazonas. As adolescentes vítimas do tráfico vieram de estados como Acre, Maranhão, Pará e Roraima.
“Sabemos que há casos intermunicipais também, de meninas que vêm do interior, mas ainda não temos registro”, disse a assistente social do Programa Sentinela, Keyth Bentes.
Os casos antes registrados como abuso sexual, a partir de agosto passaram a ser identificados como prostituição, tráfico, turismo sexual ou pornografia. As denúncias chegam ao Sentinela, segundo Keyth, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Deapca) e dos conselhos tutelares.
Assistência direta
A organização não-governamental Partners of the Americas e o Instituto Companheiros das Américas lançaram, ontem, um programa de atendimento e assistência direta às crianças e adolescentes vítimas do tráfico em Manaus.
O programa vai atuar na capacitação de profissionais para atender a este grupo, enfocando os aspectos psicossocial e jurídico, contribuindo para a reinserção das crianças e adolescentes na família, na comunidade e no mercado de trabalho.
Atendimento às vítimas
O programa de atendimento às crianças e adolescentes vítimas de tráfico para fins de exploração sexual será implantado também em Belém (PA), Rio Branco (AC), São Luiz (MA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Salvador (BA), Recife (PE), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
A escolha pelos locais foi feita com base em dados de diagnósticos nacionais, como a Pesquisa Sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial (Pestrafi) e do Disque-Denúncia nacional (0800 99 0500).
Em dois anos, representantes das instituições parceiras realizarão quatro visitas a cada cidade onde o programa será implantado. A próxima visita a Manaus será em agosto, quando será lançado o relatório de diagnóstico da cidade em relação ao tráfico.