Coaripolis

sexta-feira, março 31, 2006

“Vices” esquentam disputa eleitoral
Amazonino : Sidney Leite
Eduardo Braga : Adail Pinheiro?
O prefeito de Maués e presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Sidney Leite (PHS), renunciou, ontem, aos dois cargos para disputar as eleições 2006 como vice na chapa do ex-governador Amazonino Mendes (PFL), à sucessão estadual. Já o prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PPS), negou que teria recebido convite para ser o vice do governador Eduardo Braga (PMDB).
Os principais membros do PHS, inclusive o presidente regional da legenda, deputado Liberman Moreno, decidiram por meio de votação indicar Sidney como vice de Amazonino.
A escolha já era esperada desde o começo do ano quando o ex-governador disse em um programa de tevê que achava o prefeito de Maués um bom nome para vice. Segundo assessores, ontem, Amazonino estava em Maués. O vice-prefeito e secretário de Finanças, Odivaldo Miguel (PSDB), assumi a prefeitura do município ainda hoje.
O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza (PMDB), será empossado o novo presidente da AAM. “Acho que ele (Odivaldo) vai fazer um bom governo, porque sempre foi um vice atuante e envolvido nos assuntos da gestão. Estou saindo para ser candidato e caminhar ao lado do PFL. Tenho legitimidade popular”, afirma Leite que prefere anunciar, oficialmente, sua decisão somente na terça-feira, dia 4.
A estratégia de escolher um vice que tenha boa densidade no interior está ligada ao fato de que nas últimas eleições para governo os votos dos interioranos foram decisivos no resultado das urnas. Sidney Leite teve mais de 10 mil votos no último pleito e estava exercendo pela terceira vez a função de prefeito. Além disso, Leite reuni o apoio de fortes lideranças de municípios distante de Manaus, que foram conservadas durante o reinado na AAM.
Fonte: Acritica