Coari... as coisas começam a mudar!
Duas novidades significativas estão acontecendo em Coari. O mais importante é que fogem dos domínios do executivo, que em vez de incentivar as iniciativas privadas, faz questão de querer centralizar a vida da cidade em seu seio burocrátivo administativo.
A primeira delas é a internet. Ano passado entrou no mercado dois provedores oferecendo serviços via rádio, eliminando assim os custos com linha telefônica; colocando nas mãos do consumidor desse tipo de serviço mais tempo a disposição e mais velocidade. Será mais um meio de informação e formação. Apesar de que serão poucos os que irão ter acesso a esse mundo.
A segunda novidade, a mais significativa é a execução de cursos superiores permanentes em Coari gestados pela UFAM que proporcionarão mais qualidade profissional para os coarienses. As inscrições para o concurso dos professores que irão ministrar as disciplinas se encontram disponíveis na internet.
Além dos serviços que essas novidades estão trazendo, junto com elas virão outros serviços, trabalhos, empregos. Para internet se faz urgência na cidade profissionais na área de computação, informática, que entenda tanto de hardware como software; no momento só temos "mexilhões" que as vezes esculhambam mais que consertam.
Com certeza os cursos da Ufam trarão para Coari gente para o corpo técnico, docente e discente para fazer mover a máquina universitária. Essas pessoas irão dar um certo impulso na economia, precisarão de serviços básicos para viverem: limpeza de casa, roupa lavada, cozinheiras e etc. Ajudarão a melhorar os serviços da internet e do transporte, tanto o trasporte áereo como nossos barcos (pode ser que melhore os nossos expressos... Ajato).
Enfim só temos a ganhar. E o melhor de tudo... fora da concentração do executivo!