Coaripolis

quinta-feira, junho 22, 2006

As drogas em Coari
Ontem os jornais da capital estamparam em suas páginas a prisão de um conselheiro tutelar de Coari com 3,8 kilos de pasta base de cocaína. Foi uma notícia triste e mostra como anda a imagem da nossa cidade fora dela. Se esperava que um funcionário público dessa natureza ajudasse a combater essa realidade que assola o município e tem como vítimas principalmente adolescentes e jovens. Principais atores das ações dos conselhos tutelares.
Essa notícia espalhada pela mídia, levando uma imagem negativa de Coari, deveria levantar uma séria discussão sobre essa chaga que mina valores humanos e deixa feridas profundas na vida das pessoas.
O COMAD
O site da Prefeitura de Coari traz uma matéria exaltecendo o trabalho feito pelo Conselho Municipal Antidorgas. Esses conselhos se espalham pelas mais diversas cidades do país, quase sempre ligados a esfera executiva. São instituições que fazem muito pouco ou quase nada para melhorar a situação do combate ao mundo das drogas. A cada dia surgem novas instituições dessa natureza e o mundo das drogas cresce mais e mais. O problema se dar porque esse tipo de ações está tentando trabalhar com consumidores e não com vendedores. É um tipo de trabalho meio que como descarrego de consciência do ser humano.
O problema é mais para cima
O crime organizado controla o tráfico de drogas, aliás, é uma das coisas mais organizada do Brasil. Cada dia mais os traficantes pagam os "impostos" dos seus serviços prestados a comunidade, "a venda de drogas". E o "imposto" é caro, paga para o guarda o esquina, passando por estruturas mais altas da polícia, chegando a outras esferas... a das alturas. Esse tipo de "imposto" cada vez mais financia campanhas eleitorais pelo Brasil afora.
Aqui está o nó da questão, aqui o COMAD não entra e é aqui que está todo o problema. É um mercado que no Brasil já alcançou números estratosféricos... a casa dos bilhões por ano. Os que deveriam está combatendo esse tipo de economia na sua maioria das vezes também lucra com ela.
Seja em Coari como em quase todos os municípios do País os grandes do mundo das drogas vão continuar intocáveis. Enquanto isso os da esfera mais baixa vão continuar sendo presos, vão continuar matando e morrendo, e instituições como o COMAD e outras vão continuar crescendo. Alguém tem que pagar a conta nem que seja a conta das migalhas que caem das mesas dos grandes.