Coaripolis

quarta-feira, setembro 27, 2006

Plano Diretor Municipal
Ontem e hoje aconteceu em Coari o processo de construção do Plano Diretor Municipal. Todas as cidades brasileiras com população acima de vinte mil habitantes tem obrigação de apresentar seu Plano até o dia 10 de outubro. O tempo é pouco, curto, o tempo urge.
O Plano Diretor Municipal é uma versão maquiada do projeto das administrações participativas do tempo em que o PT era o PT. Para tentar dizer que não enterrou uma de suas bandeiras de lutas que o conduziu onde está, o partido do governo federal tirou da cartola o Plano Diretor.
Na sua estrutura, na essência a idéia é excelente e podemos dizer que o processo de construção ben conduzido envolvendo os diversos seguimentos de uma sociedade é interessante e pode gerar bons frutos. Seria um espaço de construção da cidadania.
Os municípios que construiram seus planos, em geral, decepcionaram os participantes do processo construtivo. Visto que depois de tudo pronto, muito papel e muita beleza, veio o desencanto, os prefeitos não fizeram o mínimo esforço para fazer valer o "Plano". Engavetado. Isso mesmo o único lugar que o documento encontrou foi o fundo da gaveta.
Muito dinheiro gasto, tempo perdido, pessoas envolvidas, esperanças levantadas como poeira ao vento. Os prefeitos não estão interessados em fazer valer. Na sua maioria são ditadores.
Vou esperar para ver o que irá acontecer com o "Plano Diretor de Coari". Dia 10 de outubro está chegando!