Coaripolis

segunda-feira, outubro 02, 2006

Assim é a política
Enfatiza o interesse público no discurso, mas o orador tende a pensar primeiro em seu alpinismo rumo ao cume do poder. Como a escalada longa, difícil e perigosa, aprender a fazer concessões, abrir mão de princípios, enveredar por atalhos suspeitos, reinterpretar suas antigas convicções, desde que não retroceda.
A política não é um campo aberto, no qual o sol destaca frutos e flores. É um cipoal sobre o pântano. Qualquer passo em falso, a queda pode ser fatal. Nem é a política o reino maniqueísta do claro e do escuro, certo e errado, bom e mau.
Tudo se mescla, misturam-se as cores, as posições são flexíveis, as opiniões, elásticas. O que é hoje pode não ser amanhã. O que se diz agora não é necessariamente o que ser fará depois. O vidente de ontem pode aparecer, hoje, como um cego desprovido de tato.
A política é o resultado da sociedade que a produz e, em seu espelho, reflete todas as contradições. E ainda que as estruturas sociais fossem justas, a política continuaria a ser o efeito dos defeitos do coração e dos desvarios da razão - que não são poucos, enquanto o ser humano não for capaz de reinventar a si mesmo.
Do livro A mosca azul - reflexão sobre o poder - de Frei Betto.