Coaripolis

domingo, outubro 15, 2006

Peixes II
A grande variedade e enorme quantidade de peixes da amazônia sempre foi causa de orgulho para nós amazônidas. A maioria de nós não conhece nem um terço dos peixes que habitam o nosso mundo das águas. Divididos em dois grandes grupos: os lisos e os de escamas, são de dar água na boca e criar em inveja nos que até agora só tem comido peixes do mar.
Com certeza nos milhares ou milhões de anos da andança do planeta terra, muitas espécies já foram extintas, seja pela ação da própria natureza, pela lei natural do mais forte para sobreviver, como pela ação do homem, sempre agindo pela sua cruel ambição.
Nesse período de fartura, de muitos peixes nos mercados das cidades amazônicas é uma experiência encantadora frequentar esses lugares. O mercado de toda cidade devia ser o ponto número um da propaganda turística. Investir aqui, seria investir num patrimônio amazônico. Infelizmente, quando se fala em investir em propaganda turística, logo se pensa em encontrar uma bela praia e arranjar um bonito traseiro para a foto.
Entrar num mercado de qualquer cidade amazônica é como entrar num templo, algo sagrado, até porque muitos seres ali são tirados do ventre mais profundo, das veias abertas, largas e sagradas das nossas águas. Caminhar em meio as pedras de venda de peixes e vê-los, sentir o seu cheiro, já pensando no sabor, ouvir a linguagem própria dos vendedores que se misturam aos compradores. É uma experiência única, repetida todos os dias para nós daqui.
Ainda temos que fazer um longo caminho para compreender que mexendo com esse mundo, estamos mexendo com a maior cadeia alimentar do amazonida!