Coaripolis

sábado, dezembro 30, 2006

Cai desmatamento na Amazônia
O desmatamento no Sul do Amazonas, região com elevados índices de destruição florestal e incluída no chamado Arco de Desflorestamento da Amazônia, obteve uma redução de 25,77% em relação ao ano passado. De acordo com dados da Operação Acauã de combate ao desmatamento no Estado, em 2005, um total de 97 mil hectares foi destruído contra 72 mil em 2006.
Os resultados da Operação Acauã foram divulgados ontem à tarde pelo superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Henrique Pereira.
Em 130 dias de atuação na região, segundo informou Pereira, foram aplicadas mais de R$ 12,3 milhões em multas por desmatamento ilegal. No ano passado, o total de multas aplicadas ultrapassou os R$ 54 milhões.
“A redução do índice de desmatamento na área é resultado das seis operações do Ibama realizadas na região”, comentou o superintendente estadual do órgão. A vistoria se concentrou nos municípios de Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Humaitá, Canutama, Lábrea e Boca do Acre.A operação apreendeu mais de 230m³ de madeira e autuaram mais de 9,3 mil hectares de áreas desmatadas ou queimadas ilegalmente.
A operação foi realizada no período de 20 de junho a 31 de outubro e contou com a atuação de 56 agentes do Ibama do Amazonas e do Acre.