Coaripolis

segunda-feira, dezembro 25, 2006

Natal Coariense
Nunca vi o centro de Coari tão movimentado quanto nesses últimos dias, quarta, quinta, sexta e sábado. Era uma multidão de impressionar.
Fiquei me perguntando de onde tinha vindo tanta gente? A única resposta que conseguia obter, é que toda essa multidão no centro era da própria cidade e da zona rural.
Até mesmo o comércio, me pareceu ficar surpreso, simplesmente houve nesses dias uma invasão no comércio do centro. Com o pagamento do funcionalismo público, municipal e estadual, e dos benefícios do governo municipal e federal, de repente houve um boom nas compras.
Com certeza ter passado o período do natal tendo adquirido um bem de consumo que sempre desejava, conta. Além de comprar para a comilança e a bebericagem, houvem também muita compra na área dos eletrônicos, mais os dvds e celelulares foram os mais vendidos.
Esse tipo de objeto ele não responde só por si, mas, mostra além do gosto pessoal do comprador, que tipo de divertimento estamos vivendo, visto que os aparelhos de dvds de hoje, rodam diversos tipos de formatos. Servem para assistir filmes, ver fotos e ouvir músicas. Para sua manutenção exige outros tipos de compras, cds e dvds. São bens de consumo que vão gerando outras necessidades, exigendo sempre mais que haja uma economia que responda a esse tipo de necessidade, gerada por eles.
O outro objeto muito vendido, foi o celeular. Pelo que tudo indica o aparelhinho teve sua venda em alta no Basil inteiro. Esse mais de qualquer um outro aparelho está se tornando um multi-funções. Além de telefonar, é possível fazer fotos, ouvir músicas, enviar e receber fotos, mensagens. Porém, tem a conta para se pagar.
O consumo desse tipo de bens mexe com o modo de ser da pessoa. Vão dando novas possibilidades de relacionamentos e de conhecimento. E isso é bom. Por outro lado, são coisas que cada vez mais nos transportam para fora do nosso mundo, da nossa cultura.
Buscar aprender a conviver com essas novas tecnologias para que elas nos ajudem a enriquecer o nosso mundo, é o desafio!
Claro que as compras não ficaram só aí, Televisores de 29 polegas ou de 21, também tiveram boa saída. Material de construção é um ítem que sempre está entre os mais vendidos.
É Coari num novo tempo. Compreender o novo que está sendo gestado por estas situações, é ir compreendendo como estamos construindo a história do momento.
Lembrando que muitas dessas compras, foram levadas para a zona rural. Também lá está se formando um novo tempo, um mundo da floresta com coisas de cidade!