Coaripolis

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Campanha da Fraternidade 2007 - Fraternidade e Amazônia

Fui convidado para dar a aula inaugural do Instituto Teológico Superior da Amazônia, instituição da Igreja Católica para a formação dos padres, religiosos e religiosas. O ano acadêmico deles inicia com uma semana bem diversificada chamada semana acadêmica, um dia é dedicada a aula inaugural.
Eles escolhem um tema e convidam uma pessoa para discorrer sobre o assunto escolhido. O tema desse foi a Campanha da Fraternidade. A aula consiste em duas horas de explanação do assunto, um intervalo de vinte minutos e segue a segunda parte que é uma sessão de perguntas, as perguntas são as mais variáveis possíveis e não foi diferente comigo.
Desde setembro que venho trabalhando a Campanha da Fraternidade. Com grupos trabalhamos em Anori, uma média de mais de cem pessoas. Depois Codajás - 90 pessoas e em Manacapuru com dois grupos.
Temho outros convites para falar desse tema, mais para frente partilho aqui.
Agora vou dexiar um material próprio da CF 2007 que vou colocar aqui um pouco de cada vez:

Explicação do Cartaz da CF-2007
Na parte superior do Cartaz, a terra seca e rachada representa a realidade de algumas partes da Amazônia durante a estiagem e adverte que, sem o devido cuidado, toda a região pode ser destruída.
A abundante presença da água lembra que a Amazônia é uma importante reserva de água doce no planeta, além de transmitir uma sensação de transparência, força e vitalidade.
O elemento principal do Cartaz é a vitória-régia, conhecida pelos índios como “panela de espíritos”. Considerada um dos símbolos da Amazônia, essa planta é forte e tem raízes profundas que tocam o leito do rio; ao mesmo tempo, é sensível, assim como o povo nativo da região, que sobrevive com muita garra, mas precisa do apoio fraterno de toda a sociedade brasileira.
As três flores brancas e amarelas têm extrema relevância no Cartaz, uma vez que representam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essas flores lembram que a Amazônia é obra de Deus Criador e Providente entregue aos nossos cuidados.
A criança representa os índios e toda a comunidade da região, suas crenças, sonhos e esperanças. Seu olhar inocente e o sorriso sutil são um convite à superação das dificuldades e à construção de um futuro melhor para a Amazônia
.