Coaripolis

quinta-feira, março 15, 2007

Mandioca... o desafio é mais embaixo
Recentemente numa jogada da viúva coariense para colocar na Assembléia Legislativa um amigo do seu amante, o deputado estadual Eron Bezerra, assumia a Secretaria Estadual de Produção Rural.
Como não é tolo e nem é de ficar calado. Eron já percebeu a arapuca que está metido. Tem percebido que a produção rural do Estado é cada vez menor, ao ponto de importar até a goma da mandioca, um dos produtos milenares da agricultura indígena e familiar da Amazônia. E outros produtos da tarre consumidos no Amazonas. Leia mais.
Nas palestras que tenho proferido sobre a Amazônia aqui em São Paulo, fico meio envergonhado de dizer que Coari tem 52 mil Km2 e não consegue produzir as verduras que consome. Então me perguntam como isso pode acontecer? Explicar isso, não é fácil não.
Falta muita coisa, a começar por crédito, uma política de preços mínimos, regularização fundiária e assistência técnica, associada a insumos para subsidiar ao menos o início do processo. Nos arredores da cidade é preciso investir nos ramais: asfalto e iluminação. E por ái vai.
Ficar dando cem reais por mês, não adianta, não resolve o problema. Faz dependentes, pedintes, preguiçosos. É preciso ensinar a pescar e não ficar dando o peixe!