Coaripolis

sexta-feira, março 23, 2007

UFAM em Coari
No dia 06 de novembro do ano passado a Universidade Federal deu um passo histórico no município de Coari. Ali no seu Campus (mini campus) iniciaram aquele dia as aulas dos cursos na modalidade permanente. Antes os cursos funcinavam na estrutura modular, nas férias.
Logo se percebeu, com um certo ar de surpresa, que muitas vagas nos diversos cursos foram preenchidas por estudantes de fora, na sua maioria, gente de Manaus.
Meses antes a secretaria municipal de educação tinha criado o CoariVest, uma das melhores idéias da atual administração. Infelizmente não funcionou principalmente porque não havia coordenação ou melhor dizendo a coordenação estava lá... estava lá e nada mais. Parecia que não existia coordenação.
A Boa idéia, a melhor talvez ou a única idéia da Secretária de Educação, a coitada por ser secretária não tinha tempo para coordenar a idéia, o Coari Vest; morreu por inanição.
Antes de chegar ao seu final, ele já tinha falecido. Falta de aviso não foi. O Velho Lobo do Mar Internético escreveu um dos melhores post que já apareceu pela blogesfera coariense. Mostrou no post todos os pontos falhos do pré-vestibular ao mesmo tempo que tentava ajudar com soluções. Além de não ter sido compreendido foi obrigado a tirar o post do ar.
O assunto foi colocado e discurtido aqui no Coaripolis, onde gerou uma excelente discurssão, de modo especial com um lindo comentário do Railson (Coariense que mora na Alemanha). Que mostrou com bastante desenvoltura que a saída seria criar o sistema de cotas para os coarienses, dando o exemplo dos modelos existentes: cotas para os negros, índios e para os amazonenses que buscam entrar na UEA, que tem uma cota de 80% para os que são do Estado do Amazonas.
Lendo uma reportagem da Folha de São Paulo que "mostra um levantamento segundo o qual sobram vagas para cotistas oriundos de escolas da rede pública em 9 das 15 universidades analisadas. Nestas instituições, cerca de 2.000 das 6.000 vagas reservadas aos cotistas permanecem vazias.
"Pesquisadores e educadores têm explicações diversas para a sobra de vagas, que passam por falta de preparo do cotista, pouca informação sobre o benefício e regras muito rígidas." Leia mais.
Os pesquisadores e educadores mostram que a princiapal "causa" que leva os estudantes a não entrarem nas universidades é a falta de preparo dos estudantes de baixa renda. Isto quer dizer que as escolas públicas de ensino fundamental e médio do país não estão preparando como deviam preparar os que ali estudam.
O que acontece em Coari é o retrato da educação no Brasil. A diferença está é que nem todos os municípios do Brasil tem um orçamento multi milionário que nem o de Coari.