Coaripolis

sexta-feira, abril 06, 2007

Castanha deverá render US$ 4.62 mi ao Estado
A produção de castanha no Amazonas apresentou alta de 12,45% no primeiro trimestre deste ano ante o mesmo período de 2006. O resultado, divulgado pela Faea (Federação da Agricultura do Estado do Amazonas), superou as expectativas dos produtores locais que esperavam algo em torno de 8%.
Embora esses não sejam ainda números fechados, o presidente da Faea, Eurípedes Lins, explicou que, decorridos mais da metade do período de safra, o Amazonas já produziu cerca de 1,5 mil toneladas de castanha-do-brasil em grão, cuja procedência se concentra nas calhas dos rios Purus e Madeira, além do Alto Solimões, apontadas pelo dirigente como as de maior produção.
Dados da Faea apontam que 80% do mercado consumidor do produto em amêndoa é destinado às regiões Sul e Sudeste do país.Ainda segundo o mesmo órgão, cerca de 5.400 famílias foram beneficiadas com o extrativismo da castanha-do-brasil no ano passado nos municípios de Tefé, Codajás, Boca do Acre, Manicoré, Lábrea, Beruri, Coari, Tapauá e Amaturá.
Essas localidades respondem juntas por 89,60% das exportações de castanha-do-brasil, principalmente para o EUA e Japão, algo que gerou em 2006 a receita de US$ 4,4 milhões. Leia mais.