Coaripolis

sexta-feira, abril 27, 2007

O Pará é sempre o Pará
Mesmo estando na mesma região há uma grande diferença entre o Pará e o Amazonas. E só consegue perceber essa mudança quem conhece os dois estados. Para nós amazonenses é preciso ir lá sem preconceito para poder perceber a diferença. Com o peito aberto e o espírito querendo voar, livre.
Vendo a propaganda da peça de teatro 'A Mercadora de Almas', me lembrei de uma das vezes que estive em Belém e assisti "o Hamlet - que há dentro de todos nós". Já tinha assistido essa peça alguma vezes, mas, de modo que o grupo apresentador sempre querendo se aproximar do original. Em Belém era diferente, o original era a referência principal e a realidade do ser amazônico ganhava um revestimento dos personagens da peça. Uma sensação difícil de descrever.
Agora o ator, diretor e dramaturgo Ramon Stergmann e o Grupo de Teatro Maromba, brinda Belém com o espetáculo "A Mercadora de Almas". Como ele mesmo explica, ali a cultura amazônica, paraense vive todo seu sabor com intensidade. O ambiente foi construído para simular um beco e retratar o cotidiano. 'Tem andaimes, painéis, jornais, esgotos entre outros elementos cênicos que dão esses toques simples, do dia-a-dia'.
O ponto alto, segundo Ramon, é a mensagem deixada. 'O teatro não foi criado somente para ‘desopilar o fígado’, para as pessoas darem gargalhadas, mas também para refletir sobre nossa realidade.
Leia mais.