Coaripolis

domingo, abril 01, 2007

Aparecida
Neste sábado passado a vida foi corrida. Logo cedo fui conhecer as novas instalações do Seminário Diocesano da Arquidiocese de Aparecida, o Seminário Bom Jesus. Um prédio de 1919.
Está sendo reformado para receber o Papa, muita coisa ainda de cabeça para baixo.
O que está quase pronto são as dependências da comitiva de Bento XVI. Tive a honra de visitar o quarto onde ele ficará (as fotos aqui postadas foram as que os jornalistas tiveram acesso na sexta-feira, quando lá estiveram para uma entrevista com D. Damasceno).
Apesar de está com uma máquina fotográfica a orientação que nos foi dada é que não podemos disponibilizar essas fotos na internet. De nenhum um modo, nos dizia o engenheiro que nos mostrou a obra e repetia de vez enquanto: de nenhum modo.

As instalações são simples e ao mesmo tempo aconchegante. O prédio e toda sua estrutura reproduz a arquitetura dos colégios da Santa Sé em Roma.
O Seminário é antigo, mais as estruturas que estão sendo colocadas na reforma são todas de última geração. De modo especial o Centro de Processamento de Dados, a parte elétrica, hidráulica, cozinha e banheiros.
Infelizmente tive que deixar o grupo que estava para ter uma conversa com o bispo D. Damasceno.
Às dez peguei uma carona para o Santuário Nacional de Aparecida, onde estava agendada uma entrevista no Programa Bem Vindo Romeiro - Especial de sábado, na TV Aparecida.
O programa é feito na Sala das Promessas, também conhecido como Sala dos Milagres ou dos Romeiros. Segundo so Site do Santuário, é o segundo local mais visitado do Santuário.
Você pode não acreditar de milagres feito através da intercessão dos santos, não tiro seu direito, cada um é livre para acreditar no que melhor lhe convém, mais vir num local como este, impressiona qualquer um.
Lá as pessoas que deixam objetos, fotos de infinitas variedades, como sinal de uma graça alcançada. Ao lado a foto, o capacete e as luvas do Piloto Airton Senna na sua primeira vitória de Fórmula 1.
Eu me surpreendei, Airton Senna parecia tão agnóstico.
São coisas de gente desconhecida e famosa, dos diversos meios: empresários, futebol, artistas, cantores.
A vitrine mais procurada é onde estão as coisas do Ronaldinho fenômeno. Foi lá pagar uma promessa feita para recuperação do seu joelho e por ter ganho junto com a seleção o penta. Além da camisa, uma bola autografada por todos os jogadores.
É difícil entender, explicar racionalmente este local, ele foge de toda razão. Milagres, aliás, não se explicam.
Termino deixando a palavra para William Shakespeare: Há mais mistérios entre o céu e a terra do que toda vã filosofia!