Coaripolis

domingo, abril 01, 2007


Comitiva vai conhecer benefícios da exploração petrolífera

Brasília - O senador Tião Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado Federal, lidera a comitiva acreana que embarca amanhã para Manaus para conhecer, na segunda-feira, a Província Petrolífera de Urucu, no município amazonense de Coari, que irá abastecer de gás natural nos próximos anos os mercados consumidores de parte da Amazônia Ocidental.
Formada por representantes do governo do estado, da bancada federal, da Assembléia Legislativa, de Ongs ambientalistas e de jornalistas, além de técnicos da Agência Nacional de Petróleo e da Petrobrás, a comitiva comandada pelo senador Tião Viana vai sobrevoar a região em que está sendo construído o gasoduto Coari-Manaus e conhecer as instalações da base de exploração montada pela Petrobrás para extrair gás natural e petróleo da bacia petrolífera do rio Solimões.
A visita a Urucu permitirá aos representantes do Acre tomarem ciência da produção de gás e de petróleo numa das maiores reservas de gás do planeta, dando a eles a visão global dos benefícios que esses produtos poderão representar para a economia acreana caso as prospecções que serão realizadas no estado pela ANP, a pedido do senador Tião Viana, resultem na existência desses dois combustíveis no território acreano. A viagem também permitirá aos acreanos verificar que a produção de gás e petróleo causa impacto ambiental mínimo na floresta amazônica, pois a Petrobrás usa as mais modernas tecnologias na extração de suas matérias-primas energéticas.
Com recursos garantidos no Orçamento Geral da União por iniciativa do senador acreano, as prospecções de gás e petróleo no Acre serão realizadas nos próximos 11 meses, ao fim dos quais o estado saberá em que quantidades as duas matérias-primas energéticas são encontrados no subsolo acreano. A perspectiva da presença de gás e petróleo no Acre é muito promissora, uma vez que o território acreano se encontra exatamente no meio das bacias sedimentárias petrolíferas do Amazonas, do Peru e da Bolívia, onde o grande potencial energético está animando todos os setores econômicos e sociais dessas regiões.
Grande produção de gás
Segundo informações repassadas pela Petrobras, a produção média de petróleo em Urucu é hoje da ordem de 60 mil barris por dia, enquanto que a de gás natural gira em torno de 10 milhões de metros cúbicos por dia. Esse volume faz do Amazonas o segundo maior produtor nacional em barris de óleo equivalente, e do município de Coari, às margens do rio Solimões, o maior produtor terrestre.
Mesmo sem estar sendo ainda comercializado, o gás e o petróleo de Urucu já renderam ao Estado do Amazonas no ano passado mais de R$ 190 milhões em royalties e em participação especial na produção petrolífera. Só o município de Coari, que tem menos da metade da população de Cruzeiro do Sul, já recebeu cerca de R$ 200 milhões em royalties nos últimos cinco anos.
De acordo ainda com a Petrobrás, o processamento de GLP (gás de cozinha), que supera 1,5 mil toneladas diárias, equivale a 115 mil botijas de 13 kg. O petróleo de Urucu, a exemplo do que o que pode existir no Acre, é de alta qualidade, sendo o mais leve entre os óleos processados nas refinarias do país. Essas características resultam em seu aproveitamento especialmente para a produção de gasolina, nafta petroquímica, óleo diesel e GLP (gás de cozinha).
Após a viagem da comitiva acreana até a bacia de gás e petróleo de Urucu, o gabinete do senador Tião Viana vai promover no dia 12 de abril, em Rio Branco, o primeiro debate público sobre as prospecções de petróleo e gás, quando toda a população do estado será informada e poderá se manifestar sobre a atividade.
Além do senador Tião Viana, a comitiva acreana que irá a Urucu será formada pelo senador Tião Viana, o vice-governador César Messias, o presidente da Assembléia Edvaldo Magalhães, os deputados federais Fernando Melo, Ilderlei Cordeiro e Gladson Cameli, o ambientalista Miguel Scarcello, coordenador da SOS Amazônia, o índio Joaquim Yawanawá, coordenador da Organização Yawanawá, o empresário João Salomão, presidente da Federação das Indústrias do Acre. Também participação da comitiva deputados estaduais, vereadores de Rio Branco, assessores do governo e jornalistas, além de representantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CTA (Central dos Trabalhadores da Amazônia).
PS: Seria interessante mostrar para o senador Tião Viana, vice-presidente do senador onde e como é gasto o dinheiro que a Petrobras repassa para o Município de Coari. Quem é que fica com esse dinheiro? E em que contas eles estão? Melhor ainda seria mostrar isso aos coarienses, que são os verdadeiros donos do dinheiro.
Outra coisa que poderia mostrar para o Senador é em que estado está Coari. Desde que foi descoberto esse petróleo e gás em Coari, a ciadde tem ostentado títulos de campeã em: prostituição, prostituição infantil, prostituição infanto juvenil, aumento do consumo de drogas, enriquecimento dos traficantes de maconha e cocaína, desetruturação familiar, gravidez precoce e o pior, está se fazendo um município de mendigos. É só ir na porta da prefeitura e da Secretaria Municipal de Ação Socila para ver as centenas de mulheres, a maioria com um filho, outro na barriga e mais uns dois por perto, estão lá, atrás da migalhas que caem das mesas dos banquetes, das festas e das farras. Isso a comitiva do Senador não poderia ficar sem ver!