Coaripolis

quinta-feira, março 29, 2007

Peixe e Pescadores
No município de Parati o peixe é uma das economia, faz um bom capital de giro para os paratienses.
Não sei como funciona o mundo da pesca por aqui. Sei que todo e qualquer restaurante e são muitos os restaurantes nesta terra, o peixe é um dos pratos mais pedidos.
Esta foto é da Colônia dos pescadores do município. Hoje pela manhã fiquei um bom tempo na praia vizinha à casa. O movimento era pouco, meu interesse e curiosadade era grande.
Em Coari esta instituição chama-se sindicato dos pescadores. Sua sede está nas dependências do mercado. Sei que em algum tempo para trás se dividiu por problemas de ordem politiqueira.
Sabemos que a problemática da pesca é um desafio para toda a Amazônia. Já abordei esse assunto na internet num artigo inititulado "peixes de midas".
Nossa Coari numa pesca depredatória tem visto seu mundo das águas ser despescado, se esvaziando. E praticamente nada é feito. O trabalho que era feito pela Igreja Católica de preservação de lagos, deixou de ser feito pela perseguição que sofria.
Há um grupo de pessoas investindo em criar peixes, fazem com seus próprios meios. Claro que essa não é a saída, apesar de ser algo que ajuda. É uma forma de garantir o pescado para a cidade.
Uma boa idéia para gastar os vinte milhões que irão ser usados para construir casas de madeira na zona rural, numa ação de total derespeito a natureza; seria investir numa séria política de repovoamento das águas.
Com o dinheiro comprar alevinos de tambaqui e pirarucu, entregar as comunidades rurais, através desse trabalho tirar o dinheiro para fazer suas casas ou comprar o que quiser. Alavancar o pescado no município e dar trabalho a quem precisa. Até quando vamos ficar dando o peixe, em vez de ensinar a pesca?