Coaripolis

sábado, dezembro 11, 2004

Perereca de Vidro da Cachoeira da Onça

Os anfíbios da Amazônia ainda são pouco conhecidos quanto à sua distribuição, abundância e diversidade. A maioria das informações disponíveis são sobre a composição das comunidades de anfíbios na região de Manaus, fundamentais para a determinação de locais para preservação, evitando assim, que ocorra a destruição dos habitats naturais das espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, ou de fauna desconhecida.
Essa espécie de perereca é muito sensível às modificações ambientais. Qualquer alteração em seu habitat pode comprometer a sobrevivência dessa espécie pouco conhecida pela ciência. leia mais... Portal Amazônia
Podemos pensar quantos animais desse tipo serão mortos na construção do gasoduto Coari-Manaus; visto que, a derrubada da mata será feita por piões e máquinas que não estão nem aí para preservação de pequenos animais (muitos invisíveis a olho nu). Muitos ou a maioria dessas preciosidades ainda não tiveram e não terão contato com a comunidade científica. Estamos perdendo assim um patrimônio bem maior que o gás... quantas espécies que desaparecerão não seriam soluções para curar determinadas doenças (cançer, aids...) ... o tempo vai dizer!