Coaripolis

quarta-feira, abril 13, 2005

Planeta Água - Torneiras vazias

Praticamente na Amazônia está a maior reserva de água potável do planeta. Fala-se que o mundo viverá num futuro não muito distante a escassez do precioso líquido. Algumas regiões já vivem.
Imersos num mar de água doce, não cuidamos de nossa água: jogamos lixos nos rios, soterramos fontes (a construção dos gasodutos, soterrará centenas delas) e acima de tudo o desperdício é para fazer vergonha.
O município de Coari vive a graça de ser rico, muito rico em água potável. No entanto, a administração da cidade é incapaz de fazer com que a população goze dessa riqueza em suas casas, de água com abundância e qualidade.
O Jornal Diário do Amazonas, nos reporta: "A população vem sofrendo há 20 anos com o racionamento de água fornecida pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). A água chega às torneiras por apenas 24 horas a cada dois dias, o que fez com que os consumidores optassem por uma forma paralela de fornecimento através de poços artesianos. A água consumida dos poços artesianos em Coari não é tratada, expondo a população a vários tipos de doenças".
E essa é uma reallidade regional. A empresa francesa Águas do Amazonas que adminstra esse serviço em Manaus, além de não prestar um bom serviço à população, ainda está sendo acusada de corrupta.
Alguém comentou outro dia neste blog que Coari tem um sistema de saúde de primeiro mundo. Porém, se não consegue colocar água com qualidade para a população, terá sempre doenças do quinto mundo.