Coaripolis

quinta-feira, abril 14, 2005

Solo amazônico é investigado
"Sustentar os ecossistemas e garantir produtividade agrícola. Estas são as principais metas do projeto de Conservação, manejo e sustentabilidade da biodiversidade do solo. O projeto foi criado em 1995 pela Organização Ambiental das Nações Unidas com sede em Nova York e implantado em sete países com predominância de florestas tropicais (Brasil, México, Uganda, Costa do Marfim, Quênia, Indonésia, Índia).
Desde ontem, no salão Imperial do Tropical Hotel Manaus(12/04/2005) cerca de 80 especialistas de renome mundial, entre cientistas e pesquisadores da área realizam um encontro para discutir a importância das pesquisas realizadas em solo amazônico. As reuniões devem acontecer até o próximo sábado.
Os investimentos vindos da Organização Ambiental das Nações Unidas somam U$$ 9 milhões. No Brasil, o projeto que recebeu verba de U$$ 845 mil para ser utilizada durante os próximos 5 anos, ganhou o nome de “ Bios Brasil”
".
Este é o principal caminho para o crescimento da Amazônia: "Sustentar os ecossistemas e garantir produtividade agrícola", pesquisar e pesquisar. Conhecer o solo para produzir mais e melhor. Mas, para o amazonense crescer, tirar o seu próprio sustento, se faz necessário que nele seja investido, até porque, quase todos os frequentadores do encontro no Salão Imperial do Tropical Hotel de Manaus, são gringos.
E se não temos cuidado sobre isso, o conhecimento de nossas riquezas (até nossas riquezas) podem ir para o exterior. Depois, insisto, quanto mais casar conhecimento científico com conhecimento tradicionais, milenares dos índios e caboclos, mais lucraremos. Em tempo e em dinheiro, sem falar, nos resultados.
Além de tudo, o caminho está começando a ser feito. O crescimento da Região Amazônica é encantador e desafiador. Ainda temos muito o que aprender.