Coaripolis

domingo, maio 29, 2005

No Caminho da soja
Semana passada a Amazônia esteve no centro das atenções da imprensa internacional, uma infinidades de notícias em todos os jornais importantes do planeta. Este sábado o "Jornal Português o Público" publicou duas de suas caras páginas sobre o assunto, com o tema: "A Amazônia no caminho da soja". Este é um dos jornais mais vendidos por aqui pela terra dos nossos patrícios.
Segue textos do jornal: "As acusações sobre os responsáveis pela destruição da grande floresta têm variado ao longo doa anos. Nos tempos mais recentes, os dedos apontam-se insistentemente para os produtores de soja, que tentam desbravar terras florestais para expandir as suas culturas.
O último levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais aponta para o arassamento de 26.130 quilometros qudrados entre 2003 e 2004. Cerca de 48% deste total ocorreu no estado que mais produz soja no Brasil, Mato Grosso.
A soja tem sido apontada como a grande culpada pela destruição da Amazônia. Mas será mesmo assim? Segundo um estudo concluído no início deste ano, a sua responsabilidade direta é de 50% das áreas deflorestadas. Mas o fato de ocupar as terras de pastagens, empurrando a pecuária para dentro da floresta, faz com que a sua culpa seja maior, ainda que indiretamente".
A Amazônia é nossa, isto também nos coloca como responsáveis por tudo que nela está acontecendo. Porém, ao contrário do que se esperava, estamos de braços cruzados enquanto a floresta pega fogo para que pequenos grupos de pessoas engordem suas contas bancárias. Até quando isso vai continuar acontecendo?