Coaripolis

sábado, junho 04, 2005

A Amazônia por quem entende do trançado do cipó:

Devastação da Amazônia
Leonardo Boff
Os dados de 26.130 quilômetros quadrados de desflorestamento da Amazônia em 2005 representam uma verdadeira devastação. Não sem razão se fizeram ouvir protestos no Brasil e na imprensa internacional. Por que ocorre exatamente sob o Governo Lula, no qual a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva é profunda conhecedora das questões amazônicas e possui consciência ecológica como ninguém antes na administração pública?
Leia+

Desmatamento - A Amazônia está acabando
Lúcio Flávio Pinto
Dramaturgia à parte, o drama existe. E já é uma tragédia, pronta e acabada. Até onde a Amazônia resistirá à destruição - feroz e veloz - da sua floresta?
No primeiro ano do governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, o desmatamento na Amazônia foi recorde, impulsionado pelo sucesso (de custeio altíssimo, como se veria depois) do Plano Real. O primeiro ano do governo Lula, em 2003, manteve num patamar alto a média de desmatamento do consulado tucano, como se não houvesse mudança de direção no comando da administração federal, ideologias e retóricas à parte. Ainda era a inércia da gestão anterior - justificavam os petistas.
Leia+