Coaripolis

quarta-feira, junho 01, 2005

Nosso lado português
Em 1499, sete anos depois que Cristóvão Colombo descobriu um novo mundo para os europeus, o capitão espanhol Yañez Pinzón rumou em direção à costa do Brasil, onde ancorou no estuário de um rio tão imenso que o levou a batizá-lo de mar Dulce (mar de água doce).
Cerca de quarenta anos depois que Pinzón entrou pela primeira vez no rio Amazonas vindo do Atlântico, Francisco Orellana navegou ao longo de toda a extensão do rio, vindo de suas cabeceiras a oeste. No início do século seguinte, colônias irlandesas, inglesas, alemãs e francesas floresciam nos trechos mais baixos do rio. Sua presença preocupou os portugueses, uma das soluções foi trazer seus compatriotas para habita o imenso vale amazônico.
Os portugueses que ali chegaram, eram em sua maioria aventureiros de toda espécie (da pior espécie), prisioneiros, políticos deportados que buscavam fazer fortuna com o comércio. Uma vez na região assumiam cargos de confiança e ganhavam terras para começarem a vida. Enfrentando a escassez de compatriotas disponíveis do sexo feminino, os colonizadores portugueses começaram a coabitar com as amazonenses. Aqui começa o nosso lado português!Não era fácil para esses homens, sem nenhum compromisso afetivo na sua terra e com total liberdade suportar todo o chama e encantamento das nossas índias. Ademais, elas estavam ali, pareciam estar sem nada fazer, a desfilar charme e sensualidade na sua nudez tão natural que aos olhos dos portugueses eram só convite ao amor. E assim aparecem naturalmente a rede como lugar comum para o prazer e o lazer.