Coaripolis

sábado, junho 25, 2005

Boi Bumbá - A festa da cultura Amazônica

Desde ontem que um dos assuntos principais, se não for o principal no Amazonas é o "Festival de Parintins". A disputa entre os bois Caprichoso e Garantido. Esta festa muda a cara da Ilha, são três dias que o parintinense vive outra cidade. O Festival movimenta milhões, gerando uma renda superior a todo o resto do ano da pacata Parintins.
Apesar da dimensão comercial que a festa ganhou, apesar de que cada vez mais famosos, políticos e ricos de Manaus e do Brasil tentarem aparecer; A Festa do Boi, como alguns chamam, ainda é uma das maiores expressões da cultura amazônica, que nasceu das mãos de gente humilde, os cultivadores da caboclidade.
O "Boi", foi criado para dar uma explicação teológica. Explicar aos índios maranhenses a "Ressurreição". A tentativa dos missionários católicos europeus era tentar explicar um conceito da teologia de modo simples e a partir da cultura índigena. O resultado foi essa festa maravilhosa que temos.
Foi o encontro de dois mundos mais bem feito que conheço. O mundo europeu com seus conceitos abstratos, encontrando um mundo que é movido pela prática do dia-a-dia. Onde o principal ator da ressurreição é o Pajé e não Deus.
Com o passar do tempo ele foi se tornando uma festa popular, foi ganhando formas e adaptações feita pelo povo simples, sem educação européia, muito menos teológica. Desse processo saiu a sátira onde os pobres, eternamente oprimido pelos ricos, usanda da malandrage, tentam enganar os patrões, matar a fome, a miséria com o boi preferido do patrão-opressor.
Em Parinstins o "Boi", fundado pelo Pe. Gianola (homem ousado e criativo), ganha sua roupagem própria. Veste o traje da cultura indígena e cabocla do Baixo Amazonas. Porém, o boi não seria o boi se não fosse um homem simples que se chama Ir. Miguel. Italiano de nascimento e parintinense de coração, plantou e planta nas crianças e adolescente a arte. Platou a arte para cultivar a cultura.
Lembrando a todos que por aqui passam, sou Caprichoso. Salve Parintins, Salve Ir. Miguel, Salve o Caprinchoso.