Coaripolis

quinta-feira, junho 23, 2005

Da tia Cora:
Os podres da política talvez passem, mas a vida demora bem mais a se refazerAté outro dia, "Purificar o Subaé" era, para mim, apenas uma canção bonita de Caetano Veloso. Uma canção forte, que fala ao coração de quem preza o meio-ambiente, mas, ainda assim, solta no espaço, como tantas outras que denunciam atrocidades que nos revoltam -- lá longe. Não mais. No último fim-de-semana estive em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, e conheci este pobre Subaé, que corta, com suas águas negras, a paisagem de sonho.
O rio foi assassinado por empresas produtoras de óxidos de chumbo que, ao longo de 33 anos, faturaram US$ 450 milhões às custas da saúde e da beleza de uma região paradisíaca. A última empresa foi fechada em 1993, mas a essa altura, a quantidade acumulada de lixo tóxico ultrapassava 500 milhões de toneladas, e a contaminação se espalhara por toda a parte.
Hoje ouço a gravação inigualável de Maria Bethânia em "Brasileirinho", penso naquelas águas tristes e fico com o coração apertado; mal imagino a revolta que não atravessa a alma de quem conheceu um Subaé límpido e cheio de vida, vendido aos malditos por trinta dinheiros.