Coaripolis

segunda-feira, outubro 10, 2005

E em Coari... vai chegar?
Inclusão Digital: Municípios são interligados via Internet
A Associação Amazonense de Municípios (AAM) mobiliza todas as prefeituras do Estado para que apressem o processo de interligação à Internet e a adoção do pregão eletrônico para a compra de bens e serviços. A entidade acaba de assinar um convênio com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM)), onde passa a ser interlocutora dos serviços oferecidos pela instituição nacional, incluindo o processo de inclusão digital dos municípios brasileiros.
O acesso à rede mundial de computadores poderá ser feito a partir de uma parceria direta do município com a CNM e a Embratel. Para isso, a administração municipal deverá estar associada ao representante da CNM em cada Estado, no caso do Amazonas a AAM, que funciona como uma espécie de escritório estadual do órgão nacional.
O convênio permite a instalação de satélites nos locais que ainda não dispõem de Internet e a possibilidade de o município utilizar, gratuitamente, o Portal de Compras Municipais da CNM para a realização de pregão eletrônico.
O presidente da AAM, prefeito de Maués, Sidney Leite, explicou que o convênio envolve, também, programas de software e serviços, entre eles acesso a e-mails e ao portal municipal, destinado a abrigar os sites de todas as prefeituras do Brasil. Segundo o prefeito Sidney Leite, esses serviços vão imprimir maior agilidade na prestação de contas para os órgãos fiscalizadores, além de garantir mais transparência e capacidade administrativa para gerenciar os recursos públicos.